Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fazenda Ipanema

Quando estamos na rodovia sentido Boituva, Iperó, Araçoiaba, e então a tarde vai embora, percebemos um Sol alaranjado em despedida, caindo sobre o horizonte atrás do "Morro de Ipanema", o Morro Araçoiaba, que significa "Esconderijo do Sol".
Nesse Morro está situada a Floresta Nacional de Ipanema na cidade de Iperó. Anterior à ocupação portuguesa, Ipanema estava ocupada por indígenas, era a passagem do "peabiru", caminho indígena que se interligavam dos Andes até o litoral de São Vicente. No fim do século XVI, chega Afonso Sardinha em busca de ouro, que acaba por encontrar uma montanha de ferro. Durante o século XIX é implantada a primeira siderúrgica, a Real Fábrica de Ferra São João de Ipanema. A história da Fazenda Ipanema não termina por aí, participa da história da escravidão na região, do Império, da formação das cidades, dos monges beneditinos e franciscanos (Pedra Santa), da historiografia brasileira (Varnhagen), da pesquisa científica, do turismo, da diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica.

Ponte da Estrada de Ferro da Fazenda Ipanema
Visita à Fazenda Ipanema 29/05 - Monumento a Varnhagen
Alexandre desenhando o Monumento
Amanda descendo a Pedra Santa
Mirante da Cruz de Ferro
Alexandre, Mônica; Patrícia, Andressa e Amanda

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Itu (SP)

O projeto Artistas Itinerantes é um movimento artístico que vai de cidade a cidade levando a arte para espaços públicos. Inauguramos o primeiro encontro no Itu Arte ao Vivo, iniciativa que reuniu mais de 200 artistas de várias cidades e estados em diferentes pontos da cidade. O evento foi idealizado pelo artista ituano Paulo Lara. Itu conseguiu provocar em turistas e moradores uma nova forma de conceber a cidade trazendo os artistas às ruas.

Conheça Itu: Com pouco mais de 400 anos, a cidade pertence desde o contexto do período Colonial do Brasil. Elementos das fazendas açucareiras, escravidão e do movimento republicano podem ser descobertos através de um passeio pelo Centro e na parte rural da cidade, através da arquitetura, museus e visitas às fazendas. Conheça os pontos turísticos.

Mais fotos do evento aqui.